terça-feira, 16 de abril de 2019

Índios Huni Kuin são inspiração de mostra de arte em Trancoso
UXUA Casa Hotel & Spa realiza homenagem ao Dia do Índio
Reconhecido pelo seu comprometimento com a preservação da natureza e com a cultura nativa, o UXUA Casa Hotel & Spa, localizado em Trancoso, celebra o Dia do Índio (19/04) com final de semana inspirado em tribo indígena. Entre os dias 17 e 20 de abril, hóspedes e visitantes poderão ver de perto obras criadas por um casal de índios do Acre, da tribo Huni Kuin, além de obras produzidas especialmente na Bahia pelas tribos Pataxó, Kayapo, Xingu e Waiwai.

Os trabalhos de cerâmica, tear e pinturas são resultado de uma viagem que Isaka e Neshani fizeram a Trancoso por meio de convite do UXUA. O convite partiu em abril de 2018, quando a artesã do hotel Nossica Al-Koubaisy, viajou para o Acre em busca de inspirações  artísticas e com o objetivo de vivenciar um mês da vida dos indígenas locais. A vinda do casal para a Bahia, proporcionou a ambos o seu primeiro contato com a cidade e com o mar, sendo uma experiência que resultou em peças feitas de forma rústica e delicada, inspiradas pelas cores e natureza do vilarejo baiano.

No dia 17, haverá coquetel de abertura da mostra para hóspedes e convidados, e menu especial da famosa “Quarta no Quadrado”, com inspiração indígena no restaurante do UXUA. A exposição estará aberta ao público até o dia 20 - data em que acontece o encerramento especial com luau comandado pelo DJ holandês Joost Van Bellen.

O projeto com os índios Huni Kuin fez parte do programa Artist In Casa promovido pelo hotel, no qual artistas convidados do mundo inteiro têm a oportunidade de exercer e expor o seu trabalho em Trancoso. Maravilhados com o sol nascendo no horizonte, Isaka e Neshani puderam descobrir o desconhecido e vivenciar uma experiência tropical pela primeira vez em terras distantes da floresta em que habitam.

Momentos como os cânticos de Isaka de agradecimento ao sol ficaram marcados na memória do povo local que pode acompanhar a trajetória artística do casal. Essa cena foi retratada em uma de suas pinturas, que consegue transparecer tamanha emoção que o momento representou.

Durante a estadia, Isaka e Neshani tiveram a oportunidade de conhecer o artesão local 'Zé da Cerâmica', o pintor Damião C. Vieira, a tribo Pataxó de Barra Velha e o projeto ambiental MAMA Trancoso. Os trabalhos produzidos pelo casal durante as semanas que ficaram em Trancoso são peças que levam um determinado tempo para atingir a “perfeição” e chegar ao produto final, expressando toda a emoção do casal em ter a oportunidade de participar do programa.

Para mais informações, acesse: http://www.uxua.com

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa
Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos, que se adéquam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem dois restaurantes especializados em culinária baiana tradicional, uma piscina exclusiva de propriedades medicinais e um lounge na praia construído com o uso de antigos barcos de pesca. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele “como o melhor SPA para uma escapada romântica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário